domingo, 16 de janeiro de 2011

Filme português Collider a caminho do Japão




Collider, uma produção da portuguesa beActive, atualmente em exibição nas salas de cinema portuguesas, acaba de ser vendido para o Japão. 

Collider é o primeiro filme português baseado num livro de banda desenhada cuja acção se desenrola em Genebra, tendo por base as experiências realizadas no campus do CERN, no Large Hadron Collider, local onde foi encontrado o Bosão de Higgs, vencedor do prémio nobel da física de 2013. 

É ainda a primeira incursão da beActive no mundo da ficção científica e do fantástico, num projeto multiplataforma que engloba um livro de BD, uma webseries, jogos para smartphones, culminando na longa metragem.

Rodado em Outubro de 2012 em Dublin e realizado pelo irlandês Jason Butler, o filme conta com a presença dos atores portugueses Marco Costa e Teresa Tavares nos papéis principais, e foi escrito por Nuno Bernardo, autor e produtor português já nomeado para dois EMMY e vencedor de vários prémios a nível internacional com as séries Diário de Sofia, Castigo Final e e T2 para 3.

A pós-produção do filme foi inteiramente realizada em Portugal e os efeitos especiais do filme - 72 planos no total - foram igualmente realizados em Portugal e supervisionados por Sérgio Azevedo. 

Após a estreia de Collider em Portugal, já em Janeiro de 2014 o filme chegará às salas de cinema da Irlanda, Reino Unido e EUA, estando agora também a caminho do Japão.



Fonte: Lux