A 11.ª edição do BragaCine - Festival Internacional de Cinema Independente de Braga terminou há cerca de um mês tendo conquistado cerca de três mil espectadores. Os responsáveis pela organização do evento estão já a pensar na edição de 2014, tendo Artur Barros, presidente do festival, confidenciado ao ‘Correio do Minho’, o desejo de levar o festival para o palco do Theatro Circo.
Organizado anualmente pela 7.ª Arte e Cine.UM CineClube da Universidade do Minho, o BragaCine é já reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade da sua programação. O desejo de Artur Barros é que este Festival continue a crescer e conquiste novos públicos. Este ano o BragaCine recebeu cerca de três mil espectadores, mas Artur Barros acredita que numa próxima edição este número irá “duplicar ou até mesmo triplicar”. “Acreditamos que no próximo ano iremos receber cerca de nove mil espectadores”.
A data para a 12.ª edição ainda não está definida, mas como já vem sendo hábito deverá realizar-se no início do mês de Novembro de 2014.
Nos últimos anos este festival tem-se realizado no campus de Gualtar da Universidade do Minho, no entanto Artur Barros revelou que o desejo é que numa próxima edição o BragaCine possa realizar-se no Theatro Circo, necessitando, contudo, que a câmara municipal ceda o espaço.
Relativamente à próxima edição, Artur Barros adiantou ainda que será solicitado junto da Câmara Municipal de Braga um apoio de 10 mil euros. “Para a edição de 2014 vamos pedir um apoio de 10 mil euros à câmara municipal. Se tal valor não for possível, esperamos que, no mínimo, a câmara nos dê um apoio equivalente ao subsídio atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude que é de cerca de cinco mil euros”, revelou aquele responsável, acrescentando ainda que “se não tivermos esse apoio o Festival poderá não se realizar em 2014”.
Artur Barros defendeu ainda que este apoio deverá ser encarado como um “investimento público, já que poderá trazer benefícios ao nível do turismo, da hotelaria, da restauração e do comércio”.
O objectivo é assim aumentar o orçamento do BragaCine, até porque “se conseguirmos este apoio por parte da câmara municipal os nossos patrocinadores já se mostraram dispostos a investir mais no festival”, assegurou o mesmo.
Para a 12.ª edição do BragaCine está já confirmado o nome de Dalila Carmo para integrar o júri internacional do festival e Gary Rizzo (editor de som de ‘Star Wars’ e ‘Dark Knight’) estará mais uma vez entre os convidados de honra.
Recorde-se que este ano o BragaCine decorreu entre os dias 9 e 11 de Novembro, tendo prestado homenagem a nomes como Paul Hyett, Dalila Carmo, Rogério Samora, entre outros.
Esta 11.ª edição ficou ainda marcada pelas antestreias de ‘Eden’ de Megan Grriffiths - filme que venceu o Prémio de Melhor Filme no Festival de Seattle, San Diego, Milão e Critics Choice Award, e de ‘O Corpo’ de Oriol Paulo.
Note-se ainda que pelo Festival Internacional de Cinema Independente de Braga já passaram grandes personalidades da 7.ª arte, entre elas encontramos nomes como Colin Arthur (director de efeitos visuais do filme ‘2001 odisseia no espaço’), Julian Grant (realizador de ‘RoboCop’), entre outros.
Artur Barros salientou ainda que o BragaCine é hoje reconhecido a nível internacional. “Descobrimos recentemente que existe um site que é uma espécie de clube de fãs do BragaCine nos Estados Unidos da América, que foi visitado por 9 milhões e 500 mil pessoas”, disse orgulhoso.