O Cineclube do Porto inicia, na sexta-feira, a sua programação regular na Casa das Artes. A parceria, que começou a ganhar forma “há mais de um ano”, sairá finalmente do papel. Pelas 21h30, será projectado o filme “O Homem dos Olhos Tortos”, de Leitão de Barros, com música ao vivo de Paulo Alexandre Jorge & SAX SOLO PROJECT.
O filme-concerto, em torno da película de 1918, a preto e branco e com uma duração de 63 minutos, marcará a primeira sessão de uma programação própria que será apresentada às quartas e quintas-feiras – às 21h30 – e aos sábados – às 16h.
“Nós passamos a programar regularmente na Casa das Artes. Com programação própria às quartas, quintas e sábados e, no resto dos dias, vamos gerir a programação”, explicou ao P24 o presidente do Cineclube do Porto.
José António Cunha diz que a sala Henriques Alves Costa, no edifício projectado por Eduardo Souto de Moura, no número 175 da Rua António Cardoso, “é uma sala que vai procurar o acolhimento de outras entidades e eventos de cinema”.
“Vamos, essencialmente, criar ali uma base de trabalho regular e manter a relação com as entidades que já eram nossas parceiras”, avançou o responsável ao P24.
O Cineclube quer fazer da Casa das Artes, que a partir de agora será o seu principal local de exibição de flmes, “um centro de encontro de várias pessoas e públicos ligados ao cinema”.
No sentido de assegurar a programação nos restantes dias da semana, durante todo o ano, o Cineclube está em conversações avançadas com a Fundação de Serralves, o Goethe-Institut Portugal, o Consulado Geral de França no Porto, a Associazione Socio-Culturale Italiana Del Portogallo, a Universidade Lusófona e o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek.
“São entidades com quem temos vindo a falar para que elas entendam que aquilo é um lugar aberto”, explica José António Cunha, sublinhando que estas conversas deverão dar os seus frutos já no início de 2014.
Com capacidade para receber 195 espectadores, a sala onde decorrerá a programação de cinema na Casa das Artes “está muito bem equipada do ponto de vista técnico”, diz o presidente do Cineclube, que arrisca mesmo afirmar que será “a melhor sala independente da cidade [do Porto] e arredores”.
Mais cinema em Dezembro
Durante o mês de Dezembro serão projectados outros filmes: “O sangue” de Pedro Costa (dia 18, 21h30), “Nouvelle Vague – Primeiros Filmes” (dia 19, 21h30), “A Dama de Xangai” de Orson Welles (dia 21, 16h), “Holy Motors” de Leos Carax (dia 26, 21h30) e “A Princesa com Pele de Burro” de Jacques Demy (dia 28, 16h).
E, porque é Natal, nos dias 13 (das 21h às 23h), 14 e 21 (das 15h às 19h), para além do cinema haverá uma venda de natal organizada pela Direcção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) e pelo Cineclube do Porto.
“As 2 entidades vão vender, a preços especiais, livros e outros artigos ligados ao cinema, arte e património”, explica em comunicado a DRC-N. “Estas vendas de Natal anunciam a abertura da nova loja partilhada na Casa Alllen a partir de Janeiro de 2014″, avança ainda a entidade regional.