uáuá cineclube

 
INTRODUÇÃO



O cineclube UáUá é um espaço real e virtual em torno da sétima arte. O projeto dedica-se à partilha das experiências cinematográficas, em paralelo com a divulgação, quer da programação do cineclube, quer de atividades relacionadas com o cinema (estreias, festivais, programas, conteúdos, outros cineclubes, etc.).



Por isso, associado ao cineclube, estará um blogue que tem como finalidade focar os principais objetivos do projeto: a exibição, a discussão, a crítica, a aprendizagem e a divulgação da sétima arte. Em suma, o cineclube UáUá pretende que a comunidade inicie uma aprendizagem conjunta, de caráter livre e de âmbito cultural.






PORQUÊ UM CINECLUBE?


O cineclube nasce com o intuito de contribuir para uma comunidade mais completa, onde os espaços de formação e intervenção cultural são preservados, fomentados e apoiados, de forma a corresponderem às necessidades culturais dos cidadãos.



Perfeitamente conscientes das lacunas existentes no Grande Porto, no que se refere ao subaproveitamento do espólio cinematográfico, entendemos a atividade cineclubista como um meio de combater esta enorme crise de oferta cultural.






OBJETIVOS DO CINECLUBE


O objetivo primordial do cineclube consiste na visualização de filmes, a par da tertúlia e da partilha de informação sobre a sétima arte.



Definem-se como objetivos:



_projeção de filmes com relevância na história do cinema;



_contextualização dos filmes a visionar, relativamente ao período histórico em que se inserem, à(s) corrente(s) estética(a) a que pertencem, às suas fichas técnicas e outras particularidades (a apresentação será realizada pelo corpo da organização e/ou pelos convidados);

_promoção da crítica cinematográfica;

_constituição de uma dvdteca com os filmes adquiridos, bem como, uma espécie de arquivo de conteúdos cinematográficos.




SESSÕES, ATIVIDADES E ASSOCIADOS

_A inscrição no cineclube UáUá realiza-se nas próprias sessões.

_Os aderentes participarão no funcionamento do cineclube, contribuindo monetariamente com uma quota anual simbólica, paga na sua totalidade ou de três em três meses após a sua inscrição (no acto de inscrição, além do valor da quota anual - 36 euros - paga mais 3 eur. que incluem a jóia e o cartão).

_Possibilitamos o pagamento trimestral de quotas.

_O propósito destas contribuições será a auto-suficiência do cineclube, nomeadamente, na aquisição dos seus próprios filmes, na constituição da dvdteca, no espólio/arquivo cinematográfico e demais atividades.

_As sessões serão gratuitas para os aderentes, mas abertas a todos os interessados desde que sejam convidados por um aderente. No caso dos não aderentes, estes podem participar gratuitamente por um período limitado.




ESTRUTURA

LOCAL: PINGUIM CAFÉ

SESSÕES: DOMINGOS

HORÁRIO: 22H00....

INGRESSOS: 

_ADERENTES >>> GRATUITO

_ACOMPANHANTE ADERENTE >>> € 2,00

_RESERVA OBRIGATÓRIA
(caso não efetue a reserva, implica o pagamento de uma taxa, no valor de 1,00€)




ESTRUTURA DAS SESSÕES

_22h – 22h30 – receção aos visitantes;

_Apresentação do tema da sessão;

_Introdução ao convidado/ animação/ debate;

_Início do filme (1ª Parte);

_Intervalo (15 min.);

_Filme (2ª Parte);

_Encerramento/ Agradecimentos





O FUNCIONAMENTO DA DVDTECA

_Os filmes que constituirão a dvdteca do cineclube UáUá serão cedidos aos aderentes, após a visualização nas sessões que integram a programação do cineclube.

_Os filmes serão adquiridos pelo cineclube, por intermédio de contribuições dos aderentes e participantes nas restantes atividades.

_O principal objetivo da dvdteca será permitir à comunidade o acesso às principais obras da história do cinema.

_A constituição da dvdteca possibilitará, ainda, a cedência de obras cinematográficas a aderentes, escolas, instituições e outros cineclubes, por um período limitado.