O cineasta sérvio Emir Kusturica, duas vezes laureado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes, vai realizar um documentário sobre o Presidente uruguaio, José Mujica, um político de perfil singular, anunciou uma fonte próxima do Governo uruguaio.
A produtora argentina KS Films participa no projeto, revelou Andres Copelmayer, produtor e conselheiro governamental envolvido no projeto, citado pela agência de notícias AFP.
Segundo esta fonte, o cineasta acordou fazer o filme no fim de semana passado, na Bélgica, onde deu um concerto com a sua banda The No Smoking Orchestra vestida com o equipamento da equipa nacional de futebol do Uruguai.
Copelmayer indicou que Kusturica pretende centrar o seu filme na vida do Presidente Mujica, ex-guerrilheiro da extrema-esquerda preso durante a ditadura (1973-1985), para mostrar um «legado humanista que ultrapassa as fronteiras».
No poder desde 2010, o Presidente Mujica distingue-se dos seus pares pelo seu estilo de vida de uma simplicidade extrema.
Desloca-se frequentemente sem guarda-costas, doa 87 por cento do seu salário a obras sociais e continua a viver na sua «chacra», uma casa no bairro popular do Cerro, em Montevideu.
Encontra-se atualmente sob os holofotes por estar na origem de um projeto de lei que, se for ratificado pelo Senado, fará do pequeno país sul-americano o primeiro do mundo em que o Estado controla a produção e a venda de canábis.
Emir Kusturica, que recebeu duas vezes a Palma de Ouro, por «O Pai foi em Viagem de Negócios» (1985) e «Underground -- Era Uma Vez Um País» (1995), realizou também, entre outros, «Gato Preto, Gato Branco» (1998), «O Tempo dos Ciganos» (1988) e um documentário sobre o futebolista argentino Diego Maradona (2008).
Fonte: Diário Digital