The Film Foundation, entidade presidida por Martin Scorsese, continua a trabalhar na recuperação e restauro de filmes clássicos: agora é a vez do lendário "Rebel Without a Cause", de Nicolas Ray, com James Dean
O clássico de Nicholas Ray "Rebel Without a Cause" (1955) foi objecto de restauro, em formato 4K digital. A nova cópia teve a sua primeira apresentação mundial no LACMA (Los Angeles County Museum of Art), a 1 de Novembro.
Trata-se da recuperação de mais um título fundamental na história do cinema de Hollywood, dando conta das convulsões da adolescência em meados da década de 50. É um objecto fundamental para compreender a breve e fulgurante carreira de James Dean (que viria a falecer, aos 24 anos, ainda antes da estreia do filme), para além de ter tido um papel decisivo no lançamento de jovens actores como Natalie Wood, Sal Mineo e Dennis Hopper.
O restauro de "Rebel Without a Cause" (título português: "Fúria de Viver") resulta de mais um empreendimento de The Film Foundation , entidade presidida por Martin Scorsese, que tem tido um papel essencial na recuperação de muitas memórias "perdidas" da história do cinema — os apoios necessários vieram da Warner Bros. e da Gucci.
Chegou a estar prevista a presença de Scorsese na sessão do LACMA, mas a finalização dos trabalhos de montagem do seu novo filme "The Wolf of Wall Street", com Leonardo DiCaprio, obrigou-o a permanecer em Nova Iorque. Na ausência do realizador, foi o próprio DiCaprio que o representou.
Fonte: RTP