“Believe in yourself! Take a Chance and Bang it Now!” Com este slogan está dado o mote para o desafio luso-brasileiro, o Concurso Internacional de Cinema de Animação, cujo requisito primordial é ser original, ter conhecimento tecnológico, histórico e artístico e, assim, as candidaturas ficam a um passo de serem vencedoras. Basta arriscar.
Dinamismo é o denominador comum desta competição, direccionada para as novas tecnologias e para o público do mundo digital, a confirmar isso mesmo está o facto do processo ser feito numa plataforma online e assim o Bang está para todos os utilizadores à distância de um clique e pode ser acompanhado num qualquer ecrã em qualquer parte do mundo. As candidaturas começaram em Dezembro de 2012 e decorrem até Dezembro de 2013.
Neste concurso existem pormenores que marcam a diferença, começando pelo conceito e em destaque está a presença de John Malkovich como presidente do júri, uma personalidade eclética que se identificou com o objectivo do Bang Awards de promover a criatividade e inclusão digital em comunidades espalhadas pelo mundo, aproximando artistas e públicos de novos caminhos e técnicas de Animação.
Nesta edição o tema são os “Povos Cruzados”, o Bang Awards homenageia as ligações que desde sempre existiram entre os povos. Conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e a inclusão nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal, que decorrem entre 2012 e 2013. Para este fim foi estabelecida uma Parceria Institucional entre Portugal e Brasil, nomeadamente entre as Cidades de Torres Vedras e Ouro Preto, tendo em vista a co-produção desta edição do Bang Awards. Veja aqui o video promocional e apaixone-se.